Surcape -
Redes Sociais:

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

O que é HTML?

Mensagem - Página 1 de 1

1O que é HTML? Empty O que é HTML? Dom Nov 01, 2015 7:39 pm

Fraise

FraiseDeveloper
HTML é uma das linguagens que utilizamos para desenvolver websites. O acrônimo HTML vem do inglês e significa Hypertext Markup Language ou em português Linguagem de Marcação de Hipertexto.

O HTML é a liguagem base da internet. Foi criada para ser de fácil entendimento por seres humanos e também por máquinas, como por exemplo o Google ou outros sistemas que percorrem a internet capturando informação.

Tim Berners-Lee. Esse é o nome do homem que criou o HTML. Ele criou o HTML para a comunicação e disseminação de pesquisas entre ele e seu grupo de colegas. O HTML ficou bastante conhecido quando começou a ser utilizada para formar a rede pública daquela época, o que se tornaria mais tarde a internet que conhecemos hoje.

O HTML é uma linguagem baseada em marcação. Nós marcamos os elementos para mostrar quais informações a página exibe. Por exemplo, um título importante. Aquele título do artigo, da manchete do site, nós marcamos com uma tag/elemento chamado H1. Veja um exemplo:

Código:
<h1>Aqui vai o texto do título</h1>

Perceba que o texto está entre duas marcações. Essas marcações são chamadas de TAGS. As tags são abertas e depois fechadas. No exemplo acima abrimos a tag com <h1> e fechamos com </h1>. O que está dentro é o conteúdo mostrado para o usuário.

O parágrafos são marcados com a tag P. Assim:
Código:
<p>Aqui vai o texto do parágrafo.
Geralmente parágrafos tem muitas palavras,
letras menores que as do título</p>

Utilizando as tags, nós dizemos para o navegador o que é cada informação. O que é um título, o que é um parágrafo, o que é um botão, um formulário etc. Dizemos também o que é cada coisa para os sistemas de busca, como o Google. O Google, nesse caso, para exibir os resultados de busca, ele precisa saber o que é um parágrafo e o que é um título. Ele sabe disso através das tags.

Todo HTML começa do mesmo jeito. Não há segredos aqui. Você pode simplesmente copiar em algum lugar para usar esse código toda vez iniciar um novo HTML.

Código:
<!DOCTYPE html>
 
<html lang="pt-br">
<head>
   <meta charset="utf-8">
   <title>Título da página</title>
</head>
<body>
 ... aqui vai todo o codigo HTML que faz seu site...
</body>
</html>

A primeira linha se chamada DOCTYPE. O Doctype avisa aos browsers, robôs de busca, leitores de tela e outras coisas que tipo de documento e aquele que eles estao prestes a carregar. Existem outros códigos que podemos carregar, por exemplo XML. Por isso o Doctype avisa o browser para que ele saiba como se comportar ao ler o código.

Depois começamos com a Tag HTML. Isso quer dizer que todo o que estiver entre as tags <html></html> é escrito em HTML. Ao lado da palavra HTML tem um atributo (explico o que são atributos mais pra frente) chamado lang, onde indicamos qual o idioma do texto que escreveremos.

Logo após a tag html temos a tag <head>. Na tag Head nós indicamos o título do documento e indicamos a tabela de caractéres que o browser deve usar para renderizar seu texto. Também não se preocupe com isso agora.
A tag &lttitle> é muito importante. É com ela que você indica o título do documento. O Google e outros sistemas de busca utilizam essa tag para indicar em suas buscas o título da págin. Isso é muito importante para que você apareça bem nas buscas.

Logo depois da tag de fechamento </head> começamos a tag <body>. Dentro deste elemento é que vamos escrever todo o código HTML do resto do site.

Código:
<!DOCTYPE html>
 
<html lang="pt-br">
<head>
   <meta charset="utf-8">
   <title>Título da página</title>
</head>
<body>
  <h1>Aqui vai o texto do título</h1>
  <p>Aqui vai o texto do parágrafo.
  Geralmente parágrafos tem muitas palavras, letras menores que as do título</p>
</body>
</html>

2O que é HTML? Empty Re: O que é HTML? Dom Nov 01, 2015 8:43 pm

Reset

ResetParticipativo
Bem explicado.
Ótimo tópico.

Até mais,
Reset.

3O que é HTML? Empty Re: O que é HTML? Seg Nov 02, 2015 1:47 pm

sirmath

avatar
Administrador

Obrigado! Irá ajudar muito a galera do fórum.

4O que é HTML? Empty Re: O que é HTML? Seg Nov 02, 2015 1:59 pm

Vaco

VacoMembro Ativo
Essa parte eu já sabia, mas pra quem não sabe eu recomendo!

5O que é HTML? Empty Re: O que é HTML? Seg Nov 02, 2015 2:17 pm

Landi0s

Landi0sParticipativo
Resetado escreveu:Bem explicado.
Ótimo tópico.

Até mais,

6O que é HTML? Empty Re: O que é HTML? Seg Nov 02, 2015 2:20 pm

Coiouy

CoiouyParticipativo
Obrigado por compartilhar

Conteúdo patrocinado

Mensagem - Página 1 de 1

Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos