Surcape -
Redes Sociais:

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Programando em PHP #1

Mensagem - Página 1 de 1

1Programando em PHP #1 Empty Programando em PHP #1 Sex Out 30, 2015 11:41 am

sirmath

avatar
Administrador

Crie um novo arquivo chamado hey.php e coloque-o em seu diretório root do seu servidor web (DOCUMENT_ROOT) com o seguinte conteúdo:


Código:
1. <html>

2. <head>

3.  <title>PHP Teste</title>

4. </head>

5. <body>

6. <?php echo "<p>Olá Mundo</p>"; ?>

7. </body>

8.</html>


Use o seu navegador para acessar o arquivo pelo endereço de seu servidor web, ao final do endereço coloque o arquivo "/ola.php" como referência. Quando o desenvolvimento é local você usará uma url como esta http://localhost/ola.php ou http://127.0.0.1/ola.php mas dependendo da configuração do seu servidor web. Entretanto isto está fora do escopo deste tutorial, veja também as diretivas DocumentRoot e ServerName dos arquivos de configuração do seu servidor web. (no Apache o nome do arquivo é httpd.conf). Se tudo foi configurado corretamente, o arquivo irá ser interpretado pelo PHP e irá mostrar a seguinte mensagem de saída no seu navegador:




Código:

1. <html>

2.<head>

3.<title>PHP Teste</title>

4.</head>

5.<body>

6.<p>Olá Mundo</p>

7.</body>

8.</html>


Note que isto não é como em um script CGI. O arquivo não precisa ser executável ou especial em nenhum aspecto. Pense nesse arquivo como um arquivo HTML normal mas com a diferença que ele pode conter algumas tags especiais a mais que permitem a você fazer coisas mais interessantes do que somente páginas HTML estáticas.



Este exemplo é extremamente simples e você realmente não precisa usar o PHP para criar uma página como esta. Tudo o que ele faz é mostrar uma mensagem Olá Mundo usando a declaração echo do PHP.



Se você tentar rodar este exemplo e ele não mostrar nenhuma mensagem de saída, ou aparecer uma caixa de diálogo pedindo para você salvar o arquivo, ou você ver o arquivo em formato de texto, há uma grande chance do seu servidor não ter o PHP habilitado. Peça ao seu administrar para habilitar o PHP para você, usando o capítulo de Instalação do manual. Se você está desenvolvendo localmente, também leia o capítulo indicado acima para ter certeza de que configurou tudo corretamente. Se os problemas continuarem a persistir, não hesite em usar uma das várias formas de » ajuda que o PHP pode lhe oferecer.



O objetivo do exemplo é mostrar o formato especial das tags do PHP. Neste exemplo nós usamos <?php para indicar que à partir daquele ponto começa um código PHP. Então nós colocamos uma declaração de fechamento para indicar que o script PHP acabou, usando a tag ?>. Você pode usar o PHP em qualquer parte do seu código HTML, e também pode usar várias tags de abertura e fechamento no mesmo arquivo. Para mais detalhes, leia a seção do manual que fala da sintaxe básica do PHP.


Créditos: PHP

2Programando em PHP #1 Empty Re: Programando em PHP #1 Sex Out 30, 2015 4:14 pm

Reset

ResetParticipativo
Publique a continuação do artigo, pra quem quer aprender, será ótimo.

Até mais,
Reset.

3Programando em PHP #1 Empty Re: Programando em PHP #1 Sex Out 30, 2015 8:19 pm

Th3 4Rai0s

Th3 4Rai0sMembro
Ótimo artigo para iniciantes, gostei, mas seria legal uma continuação para não confundir quem usar o tópico como abertura para entrar no ramo!

4Programando em PHP #1 Empty Re: Programando em PHP #1 Sex Out 30, 2015 9:05 pm

sirmath

avatar
Administrador

Th3 4Rai0s escreveu:Ótimo artigo para iniciantes, gostei, mas seria legal uma continuação para não confundir quem usar o tópico como abertura para entrar no ramo!
Sim! Terá continuações.

5Programando em PHP #1 Empty Re: Programando em PHP #1 Dom Nov 01, 2015 4:53 pm

ØPΛŁIUS

ØPΛŁIUSMembro Ativo
Belo tutorial, irá ajudar muitos usuários novatos na área.

6Programando em PHP #1 Empty Re: Programando em PHP #1 Dom Nov 01, 2015 5:42 pm

Landi0s

Landi0sParticipativo
Bem, otimo tutorial.
Ajudará muitos membros novos na área!

Até,

Conteúdo patrocinado

Mensagem - Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos